Este site necessita de javascript activo.

Apresentação

O OP é um mecanismo de democracia participativa, voluntária, no âmbito do qual o cidadão pode contribuir diretamente para a definição das políticas do Município de Oeiras e para o respetivo orçamento.

O cidadão não limita a sua participação ao ato de votar para eleger o poder executivo, pois envolve-se, simultaneamente, no processo de decisão sobre o investimento municipal, garantindo, desta forma, que este corresponde melhor às necessidades e expectativas da população.

Os resultados na 1ª edição do Orçamento Participativo de Oeiras, que decorreu em 2012/2013 e cujos projetos aprovados se encontram em concretização, foram bastante satisfatórios, enquadrando-se na generalidade das primeiras edições de outros municípios.

É no quadro da sua Agenda 21 Local que a Câmara Municipal de Oeiras entendeu dar continuidade a este processo, apostando em 2014/2015 numa edição mais ambiciosa, de modelo deliberativo, capitalizando os resultados atingidos e esperando aumentar os níveis de mobilização dos cidadãos.

Durante o ano de 2014 decorre todo o processo de recolher as propostas de investimento que os cidadãos entendem como as mais urgentes e mais importantes para o desenvolvimento sustentável de Oeiras, selecionar e atribuir prioridade a essas propostas de acordo com a sua votação alargada e, finalmente, integrar no orçamento municipal de 2015 e anos seguintes as propostas mais votadas, até ao limite total de investimento de 1.000.000,00€.

Pode obter informações adicionais, esclarecer dúvidas, obter ajuda no processo do Orçamento Participativo através do e-mail orcamentoparticipativo@cm-oeiras.pt.

Participe!

Em Oeiras todos contam!