Este site necessita de javascript activo.

Mensagem do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Se tem uma ideia que acredita que pode acrescentar valor ou contribuir de forma positiva para a vida da nossa comunidade, não hesite. Este é o momento de dizer presente. Este é o momento para deixar uma marca. Sua. Na vida de muitos. 

Apostados em promover uma maior aproximação dos cidadãos aos órgãos eleitos, o Município de Oeiras promoveu e dinamizou, pela primeira vez em 2012/13, uma experiência de Orçamento Participativo.

Desta forma, abrimos portas a um modelo de governância mais transparente e dinâmico, assegurando a participação, a abertura e a igualdade.

Convocámos todos a participar e a dar o seu contributo para a definição das políticas da Câmara Municipal de Oeiras e respetiva adequação orçamental. E a resposta foi bastante satisfatória.

Registámos, com contentamento, a significativa adesão de cidadãos de todas as idades, que, a par da quantidade e qualidade de propostas apresentadas e do volume de votos inscritos, consubstanciou um exercício de cidadania que a todos deve deixar orgulhosos.

A atribuição de uma viatura de transporte de doentes não urgentes a uma das corporações de bombeiros do concelho – já concretizada –, a construção de uma ponte pedonal e a criação de uma quinta urbana/pedagógica em fase de projeto, foram as três propostas eleitas pelos cidadãos, com um total de 4 208 votos, de entre as 23 submetidas a sufrágio, após avaliação da viabilidade técnica das mais consensuais.

Estas três propostas mais votadas constituem uma boa amostra da abrangência temática dos projetos apresentados, que abarcaram áreas tão diversas quanto o desporto e a atividade física, a saúde, a mobilidade ciclável e pedonal, o apoio às famílias, a cultura e o património local.

Conjugados, estes motivos foram mais que suficientes para a decisão de avançar com a segunda edição do Orçamento Participativo de Oeiras, na certeza uma vez mais de que as participações, as sugestões, as propostas e os projetos apresentados poderão contribuir para consolidar a posição de liderança de Oeiras em praticamente todos os indicadores de qualidade de vida no nosso país.

Oeiras conta com todos. Com o envolvimento, as ideias, a criatividade e a capacidade de inovação de todos. 

O Presidente da Câmara Municipal

Paulo Vistas